Depoimentos de egressos do Programa
Publicado: 19/09/2022 - 10:43
Última modificação: 22/05/2024 - 11:43
Apresentamos a seguir o relatório anual de egressos, com posição de abril/2023:
Anexo | Tamanho |
---|---|
Relatório anual de egressos - abril/2023 | 367.04 KB |
Egresso(a): quer deixar um depoimento no site do programa? Envie uma foto e texto para o email ppgcc@facic.ufu.br
José Antonio Cescon - Egresso de Pós-Doutorado (2022)
José Antonio Cescon atualmente tem atuado como docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Foz do Iguaçu, no curso de graduação em ciências Contábeis como coordenador de Estágio Supervisionado e do Trabalho de Conclusão de Curso e nas disciplinas de Pesquisa em Contabilidade II e Contabilidade Financeira. Professor permanente do mestrado profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade com a disciplina Gestão Estratégica de Custos. Pesquisador, líder do grupo de pesquisa, Grupo de estudos e Pesquisas em Contabilidade GPCON e participante do Grupo de Estudos em Avaliação Econômico-Financeira & Inovações Decisórias, sob a liderança do Prof. Dr. Nilton Cesar Lima – UFU.
1.Por que decidiu fazer o Pós-doutorado?
A decisão de fazer um Pós-doutorado, está alicerçada em vários fatores, sendo os mais preponderantes, a ampliação do conhecimento na área da minha formação, fortalecer e incrementar os aspectos ligados a pesquisa e extensão e, tornar-se mais bem qualificado para a docência na graduação e na pós-graduação stricto sensu.
2. Como o Pós-doutorado lhe ajudou?
Ajudou a compreender melhor diversos aspectos ligados à docência, a pesquisa e principalmente a transmissão do conhecimento
3. Por que fazer o Pós-doutorado no PPGCC-UFU?
A opção por fazer o Pós-doutorado no PPGCC-UFU, deu-se pela qualidade do programa, pela rede de contatos com outros pesquisadores e por ser um ambiente onde eu tive a oportunidade de continuar minhas pesquisas iniciadas no doutorado.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de pós-doutorado?
Pela qualidade do programa, de seu corpo docente, da forma como o processo é conduzido, diria para não medir esforços para ingressar, uma vez parte da família PPGCC/UFU, seus horizontes se ampliam. Venha fazer parte! "Ninguém sabe tanto que não tenha o que aprender e ninguém sabe tão pouco que não tenha o que ensinar" (Blaise Pascal).
Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri - Egressa do Doutorado (2021)
Atualmente atua como professora no Instituto Federal do Triângulo Mineiro / Campus Uberlândia, lecionando disciplinas de Gestão e Empreendedorismo nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, graduação e especialização. Desenvolve projeto de extensão e atividades de ensino nas áreas de Finanças Pessoais, Empreendedorismo e Carreira.
1. Por que decidiu fazer o mestrado / doutorado?
Sempre gostei de estudar, formar equipes de estudo e compartilhar conhecimentos/aplicações. Então fiz doutorado para aumentar minha qualificação, atuar na área acadêmica e ter mais possibilidades de trabalhar em universidades/institutos federais.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
Expandiu meu olhar teórico/prático sobre temas de estudo e recursos metodológicos para executar pesquisas e docência, fortaleceu minha organização de agenda de estudos, ampliou minha rede de contatos e parcerias de trabalho, pesquisa e estudos.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
Professores altamente qualificados e engajados com a pós-graduação, qualidade do ensino, envolvimento do aluno em projetos de pesquisa, ensino e extensão, oportunidades para participar da organização de eventos acadêmicos.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Organize sua agenda, libere tempo para estudos, converse com familiares e amigos sobre sua possível ausência nesse período de imersão no doutorado, peça ajuda a sua rede de apoio, fique atento à sua saúde física e emocional, e reserve um tempinho para espairecer com algo que gosta (esporte, hobby, cozinha, brincar com as crianças, etc). Se for ter filhos nesse período, fortaleça sua rede de apoio!
Donizete Reina - Egresso do Doutorado (2021)
Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON/UFES) e Professor do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ES), Pesquisador com vários artigos publicados em congressos e revistas e Avaliador de vários Periódicos e Congressos da área.
1. Por que decidiu fazer o doutorado?
Sempre tive uma grande paixão pela pesquisa e por ampliar meus conhecimentos e horizontes profissionais e vi no doutorado uma forma de continuar pesquisando, me atualizando e melhorar minha vida como profissional.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
O doutorado abre muitas portas na vida acadêmica e profissional. Você conhece muitas pessoas e profissionais de alto gabarito com experiências diferentes que acabam enriquecendo sua vida profissional.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
O doutorado da UFU me atraiu por causa da reputação do programa e por conta do conjunto de professores altamente qualificados e que muito contribuiram na vida acadêmica, profissional, pessoal e como pesquisador.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
O programa de mestrado e doutorado em contabilidade da UFU vale muito a pena. Se você busca crescimento na carreira com pessoas altamente qualificadas e comprometidas já tem a opção certa.
Tamires Sousa Araújo - Egressa do Doutorado (2018)
Atualmente exerce o cargo de professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Campus Três Lagoas, lecionando disciplinas na graduação e pós-graduação (lato sensu), nas áreas de Contabilidade e Administração. Desenvolve atividades de ensino, participa de projetos de extensão e orienta projetos de iniciação científica com o apoio de bolsas oferecidas por órgãos de fomento.
1. Por que decidiu fazer o mestrado / doutorado?
Durante a graduação em Ciências Contábeis, cursada na UFU, participei de projetos de iniciação científica e do Programa de Educação tutorial (PET Ciências Contábeis) o que me motivou a desenvolver pesquisas científicas e também meu interesse em continuar meus estudos e atuar na carreia acadêmica como docente. O doutorado veio como complementação da minha formação na área contábil e o desejo de ser docente em uma instituição federal.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
O doutorado proporcionou a expansão dos meus conhecimentos, habilidades e competências para a formação docente, proporcionando a possibilidade de concorrer a uma vaga em uma instituição pública (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), no qual estou atuando desde 2018.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
Ao finalizar o mestrado no PPGCC-UFU, o edital da primeira turma de doutorado foi divulgado, percebi a oportunidade de cursar o doutorado em um programa em que eu já conhecia a qualidade do corpo docente, o que foi essencial para minha escolha. Tenho o orgulho de ser a primeira doutoranda do PPGCC/UFU a defender a tese.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Ingressar em um programa de mestrado ou doutorado é divisor de águas na carreira acadêmica, hoje posso colher frutos desta escolha. Os professores do PPGCC-UFU incentivaram e colaboraram para a minha formação e a escolha da minha carreira docente, mostrando as diversas possibilidades que a área contábil pode nos proporcionar como profissionais e as contribuições à sociedade. O programa proporciona possibilidades de atuação no ensino, pesquisa e extensão. A participação nas atividades de ensino, como por exemplo o estágio docência e as atividades oferecidas à graduação propiciaram aprimorar minha formação para a atuação na docência.
Vivian Duarte Couto Fernandes - Egressa do Doutorado (2020)
A discente atualmente tem atuado como professora efetiva da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, lecionando disciplinas na área de empreendedorismo e participando de projetos de pesquisa na área de avaliação da qualidade no ensino superior.
1. Por que decidiu fazer o doutorado?
Fazer a opção pelo doutorado na FACIC começou pela escolha do tema e do potencial professor orientador que me conduziria durante todo o processo da titulação. Estudar o tema “Educação no Ensino Superior” com vistas para a área de gestão era um desejo desde sempre. E foi na FACIC que eu encontrei professores que estavam trabalhando nesta linha de pesquisa. Além disso, a conhecida qualidade de infraestrutura da Universidade Federal de Uberlândia, e a facilidade da distância com a minha moradia foram fatores decisivos para a escolha do curso.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
Posso dizer que três fatores foram fundamentais para que o doutorado contribuísse para a minha formação. Enquanto professora eu me vi mais capacitada para lidar com questões relativas à orientação de estudantes nas diferentes formas que podemos atuar. Participar do “Programa Doutor Legal” no primeiro ano do doutorado, auxiliando duas estudantes recém ingressadas no curso de graduação em Ciências Contábeis nas suas matérias de maior dificuldade foi um desafio que me fez enxergar mais o ser humano por trás do estudante. E participar de um programa de “Estágio Docência” tão bem estruturado, em dois semestres, foi repensar a minha atuação enquanto docente e o quanto eu poderia desenvolver um trabalho melhor em sala de aula. Enquanto pesquisadora, o doutorado me deu disciplina, foco, regularidade de pesquisa e me mostrou que é preciso desenvolver um trabalho de qualidade e que, para isso, é preciso muita determinação e uma equipe de apoio adequada. Neste sentido, não só meu orientador, mas todo o PPGCC foi importante para que eu pudesse trilhar o melhor caminho ao longo do programa. E, por fim, a experiência de realizar um doutorado sanduíche estudando um ano em outro país e com professores e pesquisadores com diferentes pontos de vista e perspectiva sobre o assunto no qual eu trabalhava, potencializou os resultados da minha pesquisa.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
Fazer doutorado no PPGCC-UFU significa ter professores completamente comprometidos com a sua formação; orientadores dispostos a te ajudar a desenvolver o melhor trabalho não apenas porque te conduzem na jornada de pesquisa, mas, também porque te dão suporte emocional durante este processo. E, por fim, fazer doutorado no PPGCC é saber que você sairá do programa mais capacitado para a vida acadêmica e para a vida profissional no mundo do trabalho fora da universidade.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Uma pós-graduação stricto sensu requer tempo, dedicação e comprometimento. Ao final, você terá grande satisfação em ter o título conquistado. Saiba que durante este período você terá que renunciar a alguns compromissos sociais, porque terão tarefas que exigirão um pouco mais de você. Por isso, é fundamental se planejar e organizar o seu tempo, para que você seja capaz de realizar as tarefas da pós-graduação e ir para academia, ou fazer uma aula de dança ou fazer sua ginástica preferida. Aliás, você precisa conseguir ter um tempo para cuidar do corpo e da mente, sempre.
Rodrigo Silva Diniz Leroy - Egresso Doutorado (2020)
Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nos cursos de graduação, Mestrado e Doutorado em Ciências Contábeis. Nas atividades de pesquisa, destaca-se as áreas de finanças, orçamento e contabilidade aplicada ao setor público.
1. Por que decidiu fazer o doutorado?
Como já atuava como professor do magistério superior, o doutorado era um caminho inevitável, uma vez que é requisito básico para atuação como pesquisador, atribuição inerente à atuação docente.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
O doutorado foi importante para meu crescimento profissional, proporcionando maturidade enquanto pesquisador, além de ter permitido atuar em novas atribuições, tais como a orientação de projetos de pesquisa financiados e o credenciamento em programas de pós-graduação, para lecionar e orientar alunos de mestrado e doutorado.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
O PPGCC-UFU oferece formação de excelência para atuação enquanto docente e pesquisador em Ciências Contábeis, com professores qualificados e comprometidos, tanto com os alunos quanto com o Programa em si.
Enquanto doutorando do Programa, senti que minhas expectativas foram superadas, principalmente quanto à preparação profissional relacionada às competências de um professor de magistério superior.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Se o candidato está buscando uma formação de qualidade, voltada para pesquisa e docência em Ciências Contábeis, conciliada a um tratamento cordial e humanizado, sugiro considerar o PPGCC-UFU como uma possível escolha para se candidatar.
É importante verificar as áreas de atuação de cada professor para se inteirar sobre os interesses de pesquisa e, caso o candidato se identifique com algum deles, garanto que será uma excelente experiência!
Valério Nepomuceno - Egresso Mestrado (2020)
Professor do Centro Universitário de Patos de Minas e se dedica à pesquisa contábil.
1. Por que decidiu fazer o mestrado?
Tenho dedicado a minha vida acadêmica à pesquisa científica no campo contábil. Por essa razão decidi fazer o mestrado em Contabilidade financeira, cujas contribuições foram enormes para eu prosseguir no campo da pesquisa.
2. Como o mestrado lhe ajudou?
O nível do mestrado e dos professores impressiona. Estou impressionado com o nível de exigência, o cuidado no direcionamento das atividades, sobretudo, na investigação científica, no acompanhamento e direcionamento da dissertação (de mestrado). Tudo é muito discutido, tanto entre os professores quanto entre os alunos.
3. Por que fazer o mestrado no PPGCC-UFU?
Porque ele é de alto nível. Não tenho dúvida de que quem fizer vai sair outra pessoa, com outra visão acerca da Contabilidade. O mestrado me fortaleceu muito, me deu visão crítica, capacidade de discernimento e compreensão da realidade acadêmica.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Pretendo fazer o doutorado. Estou me organizando para isso. Se alguém está pensando em fazer o mestrado ou doutorado em Contabilidade, não perca tempo, faça logo. É o que tenho sugerido aos meus alunos por causa, dentre tantas pontos positivos, do nível de exigência, do conteúdo programático; da valorização da pesquisa e compromisso com a academia e com ciência da Contabilidade. Estou realmente muito impressionado com o mestrado da UFU. Eu o tenho recomendado sempre. É sempre um prazer falar sobre o mestrado da UFU, foi uma experiência muito rica, muito produtiva. Sobretudo, porque me credenciou junto à comunidade acadêmica.
Hugo Leonardo Menezes de Carvalho - Egresso Doutorado (2019)
Atualmente exerce o cargo Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) bem como leciona em cursos de graduação e pós-graduação, nas áreas de Contabilidade e Administração, especialmente em relação às disciplinas de Auditoria, Contabilidade Tributária e Pública.
1. Por que decidiu fazer o doutorado?
A decisão de fazer o doutorado foi resultado do desejo de continuar a atuação enquanto pesquisador e agregar valor à atuação profissional.
2. Como o doutorado lhe ajudou?
Nesse sentido o Doutorado proporcionou aprofundamento de conhecimento e a participação intensiva em projetos de pesquisa a respeito de temas afetos a minha atuação técnica e acadêmica.
3. Por que fazer o doutorado no PPGCC-UFU?
A opção pelo PPGCC-UFU se deu pela qualidade do corpo docente do Programa, a linha de pesquisa aderente a minha necessidade, a estrutura da Universidade e da Cidade que possibilitaram os estudos mesmo sendo de outro Estado.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Ingressar no PPGCC-UFU é ter a garantia de respeitabilidade pela comunidade acadêmica, compromisso com a qualidade das pesquisas, notadamente com publicações de impacto, bem como o reconhecimento e ampliação do mercado de trabalho quanto ao valor gerado por essa experiência.
Pablo Zambra Alliú - Egresso do mestrado (2015)
Pablo Zambra Alliú atualmente ocupa o cargo de Gerente de Auditoria na Deloitte Chile, escritório de Santiago, e atualmente está cursando simultaneamente um Doutorado em Ciências Econômicas, Empresariais e Sociais na Universidade de Sevilha na Espanha.
1. Por que decidiu fazer o mestrado?
A oportunidade de se candidatar a uma bolsa concedida por meio da gestão da Organização dos Estados Americanos (OEA) em uma universidade como a UFU, somada ao enriquecimento cultural que isso implicaria, foi o principal fator a ser considerado. Além disso, um mestrado cuja aproximação à publicação de artigos e ao mundo académico implicou diretamente a opção por uma formação com características distintivas.
2. Como o mestrado lhe ajudou?
O mestrado incentivou-me a reforçar o meu curriculum vitae e a manter-me ativo no mundo das publicações científicas, a reforçar as minhas redes de contactos porque tenho continuado a trabalhar em grupos de investigação. Além disso, fazer o mestrado na UFU abriu a oportunidade de ser selecionado para fazer meu doutorado. Enfim, na prática tem me ajudado muito em ter uma visão teórica atualizada e conhecer diferentes ferramentas de atualizações técnicas e discussões internacionais que ajudam muito na aplicação.
3. Por que fazer o mestrado no PPGCC-UFU?
Minha decisão de concluir o Mestrado em Ciências Contábeis no PPGCC-UFU está relacionada ao seu prestígio no Brasil e à possibilidade de obter novas visões profissionais, ferramentas técnicas para aplicar no exercício da profissão, além de me vincular ao meio acadêmico e científico mundo altamente provido com a formação.
4. O que diria a quem está pensando em ingressar no programa de mestrado ou doutorado?
Eu recomendaria totalmente cursos de pós-graduação para estudantes e profissionais em exercício devido ao avanço profissional e às grandes redes de contatos que ele oferece, o que se reflete tanto profissionalmente quanto pessoalmente"