Doutorado
Publicado: 22/08/2019 - 17:06
Última modificação: 23/04/2024 - 15:21
O discente do curso de doutorado deve integralizar, no mínimo, 74 créditos, contando-se 36 créditos em disciplinas, sendo:
- 2 em proficiência em duas línguas estrangeiras
- 36 na elaboração da tese
- 16 em disciplinas obrigatórias
- 20 em disciplinas optativas.
As disciplinas de Teoria Avançada da Contabilidade, Epistemologia da Pesquisa e Métodos Quantitativos II, buscam oferecer conhecimentos aprofundados sobre a ciência contábil, o processo de pesquisa e a técnica quantitativa. Essas disciplinas têm por objetivo final oferecer o conhecimento de aspectos conceituais da área, ao mesmo tempo em que auxiliarão na realização da pesquisa direcionada para a tese. Por sua vez, as disciplinas Seminários de Tese I e II se fundamentam no acompanhamento e direcionamento das pesquisas de tese, buscando manter o vínculo dos discentes com o Programa de forma a viabilizar a realização e finalização das pesquisas. O rol de disciplinas eletivas, por outro lado, busca oferecer conhecimentos complementares e contemporâneos para a formação do discente, bem como contribui de forma efetiva para o direcionamento do discente na atividade de pesquisa na linha em que escolheu, se constituindo em mais um instrumento na condução da tese.
As metodologias de ensino adotadas, respeitando o conteúdo das disciplinas, são direcionadas para o desenvolvimento do discente em termos de análise crítica de problemas, quer da interpretação e aplicação de normas contábeis, quer da aplicação de determinada técnica da contabilidade gerencial. Assim, metodologias de ensino como análise e discussão de teorias, apresentação de seminários, desenvolvimento de casos em laboratórios de ensino, tratamento de dados de pesquisa em pacotes estatísticos, discussão de técnicas de ensino, simulação de problemas empresariais com discussão de soluções, desenvolvimento de pesquisas em forma de artigos e desenvolvimentos de novas práticas docentes em parceria com os orientadores, sem dúvida tem permitido a formação desejada do egresso do Programa.