Interinstitucional / Internacional
Publicado: 03/05/2017 - 12:01
Última modificação: 26/10/2023 - 14:09
ATUAÇÃO INTERNACIONAL
A Universidade Federal de Uberlândia possui convênios com universidades e instituições de pesquisas estrangeiras em diversos países. Até o final de 2018 eram 193 Acordos de Cooperação Bilateral; 21 Acordos de Cooperação Duplo Diploma; 1828 estudantes de graduação da UFU que já realizaram Mobilidade Internacional e 399 Estudantes de Graduação Estrangeiros já recebidos (dados de 2018). O detalhamento destes convênios pode ser acessado em: http://www.dri.ufu.br.
O PPGCC tem tido participação em alguns destes convênios e também em outros conforme detalhado abaixo:
- Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC OEA/GCUB): parceria da Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), apoiam estudantes graduados em nível superior das Américas mediante a oferta de bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado em Universidades Brasileiras. O PPGCC tem recebido estudantes desde 2016 do Chile, Haiti e Peru.
- Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES: O PDSE é um programa com o objetivo de oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, alinhadas com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior (IES), de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação (PPG) no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no país. O PPGCC tem enviado discentes para Estados Unidos, Portugal e Espanha nos anos de 2018, 2019 e 2020.
- O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. Desde 2015 o PPGCC tem tido projetos desenvolvidos por pós-doutoranda de Cuba.
- Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos – ProAfri: parceria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores, apoia professores de universidades moçambicanas mediante bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado devidamente recomendados pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) e ofertadas por Universidades Brasileiras associadas ao GCUB. O PPGCC/UFU aderiu ao Programa em 2021 e oferta bolsas de mestrado a partir de 2022.
- Programa de Formación de Professores de Educación Superior para América Latina y el Caribe – ProLAC: parceria do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) com a União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUAL), com o objetivo de oferecer formação de Doutorado para Professores de Educação Superior das universidades da América Latina e Caribe associadas ao GCUB e UDUAL. O PPGCC/UFU aderiu ao Programa em 2021 e oferta vagas de doutorado (sem bolsa) a partir de 2022.
Além dos convênios acima, o PPGCC tem tido a participação de docentes em projetos financiados com parceria de docentes internacionais; docentes atuando na editoria de Periódicos Científicos Internacionais, diversas participações em eventos e publicações externas.
ATUAÇÃO INTERINSTITUCIONAL
O PPGCC tem buscado estabelecer parcerias com diversas instituições nacionais de modo a cooperar com cursos de pós-graduação novos e também se fortalecer por meio da experiência de cursos tradicionais. Nessa perspectiva, diversos eventos, atividades e projetos vêm sendo implementados:
- Congresso UFU de Contabilidade: promovido pela parceria entre a Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), o Programa de Educação Tutorial em Ciências Contábeis (PET) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal de Uberlândia, o evento se iniciou em 2015 e já teve 5 edições bianuais, com participantes de diversos estados brasileiros, palestrantes nacionais e internacionais. Este evento tem aberto a porta para diversas parcerias de pesquisas, bancas, orientações e atração de estudantes de outras localidades. Para maiores detalhes acessar: http://www.eventos.ufu.br/contufu;
- Projeto Andorinhas: Iniciado em 2012, o projeto contempla a participação de docentes da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Londrina relacionados à Educação na Área de Negócios. Diversos livros (série Revolucionando), palestras e oficinas (em diversas instituições brasileiras) e artigos foram decorrentes deste projeto.
- Meu Mestrado e Doutorado em Contabilidade Pública: O evento visa oferecer espaço para discussões sobre projetos de pesquisa ainda em fase de desenvolvimento, de candidatos a mestrado e doutorado nessa temática. Estão participando do projeto as seguintes instituições: UFU, UFPA, UDESC, UFSC, UFG, USP, UFRJ, FGV e UFSM.
- Seminário Estágio Docência como Prática Pedagógica de Ensino na Pós-Graduação na Área Contábil: em parceria com os programas de pós-graduação stricto sensu da UFMS, UFG e UFRJ o evento teve cinco edições, tendo se iniciado em 2018.
- Acordo de Cooperação Técnica n. 04/2020 (Processo SEI: 23117.031213/2020-23): Após várias atividades realizadas em conjunto pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2020, foi formalizado o acordo de cooperação técnica entre os dois Programas. O acordo visa fortalecer parcerias, intercâmbio de docentes, pesquisadores e discentes e expansão dos dois PPGs.
-
Seminários de Discussão de Pesquisas, projeto conjunto entre os PPGs das instituições UFU, UNB e FURB, realizado desde o ano de 2019. O evento promove o debate de pesquisas em andamento de mestrandos e doutorandos dos 3 PPGs visando o aprimoramento das pesquisas em desenvolvimento.
Além destes eventos e projetos, cabe destacar a participação de diversos docentes em projetos de pesquisas financiados em parceria com outras instituições brasileiras, participações em eventos nacionais diversos, bancas e co-orientações.