Relatório anual de acompanhamento de egressos - Outubro/2024
O acompanhamento dos egressos é atividade relevante do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), tanto por ser uma das regras de avaliação do programa pela CAPES, quanto pelo alinhamento ao próprio objetivo do programa, cuja missão declarada inclui o foco na formação de recursos humanos por meio da pesquisa:
“Desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão de forma integrada, realizando a produção de conhecimento e formação de recursos humanos críticos e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social, para atuação profissional, o magistério superior e a pesquisa na área contábil”.
Adicionalmente, na visão do PPGCC/UFU, o desenvolvimento de pessoas ocupa papel central:
“Ser um programa reconhecido pela sua excelência na produção de conhecimento e na formação de profissionais, pesquisadores e professores na área contábil, com capacidade crítica e comprometidos com a ética, a democracia e a transformação social”
Dessa forma, em sintonia com os objetivos do programa, e atendendo uma das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico 2021/2024, que almeja buscar a “sistematização do acompanhamento de informações no PPGCC” e mais especificamente “estabelecer mecanismos sistematizados de acompanhamento de egressos”, o presente relatório foi elaborado para evidenciar à comunidade acadêmica e à sociedade o atingimento de seu papel e para o atendimento a diretriz “Formar mais e melhor no âmbito PPGCC/UFU”.
O Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis iniciou suas atividades no primeiro semestre do ano de 2013, com o curso de mestrado. Em dezembro de 2015 a proposta do Doutorado no PPGCC foi aprovada pela CAPES e a primeira turma iniciou aulas no primeiro semestre de 2016. A Figura 1 apresenta a evolução dos (as) discentes matriculados (as) e titulados (as) no PPGCC, entre 2015 e a outubro de 2024. Até 10 de outubro de 2024 foram titulados pelo PPGCC 170 discentes, sendo 129 de mestrado e 41 de doutorado.
É interessante observar um crescimento nas quantidades de matrículas de alunos do mestrado a partir de 2018, notadamente nos anos 2020 e 2021 devido à ampliação dos prazos de conclusão do curso devido aos efeitos da Pandemia. Em 2022, com a regularização desses prazos e aumento nas taxas de evasão, tem-se uma queda substancial na quantidade de matriculados, voltando aos patamares de 2018.
Já o curso de doutorado, que se iniciou em 2016, tenderia a se consolidar a partir do ano de 2020. No entanto, devido aos efeitos da Pandemia, após o ápice de 35 discentes matriculados em 2021, houve uma queda em torno de 20% em 2023 em relação a 2021, entretanto em 2024 esse número subiu em 12,5%. Acredita-se que em 2025, esse cenário retorne à situação de 2021.