Bruno Barbosa de Souza
Publicado: 21/03/2023 - 15:40
Última modificação: 17/04/2023 - 15:47
Publicações em destaque
-
Casos para Ensino
Autores: Gilberto José Miranda, Bruno Barbosa de Souza, Silvia Pereira de Castro Casa NovaO presente estudo foca na utilização de casos para ensino para facilitar o aprendizado de conceitos de contabilidade pelos estudantes. O objetivo foi analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os elementos estruturais de um caso e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo, além de conter elementos como: informações problematizadoras, contexto tanto próximo quanto possível da realidade do estudante e elementos motivacionais e emocionais. Os resultados indicam direcionamentos tanto para elaboração quanto para a avaliação de casos para ensino, podendo contribuir com docentes ao demonstrar como a TAE pode ser utilizada para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.
Souza, B. B. de, Miranda, G. J., & Nova, S. P. D. C. C. (2023). Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 18(3), 74-94