Lucimar Antônio Cabral de Ávila

por Viviane Silva Bittencourt
Publicado: 11/11/2019 - 14:15
Última modificação: 16/09/2022 - 10:05
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3230-9471 Ramal: 9471

Lucimar Antônio Cabral de Ávila é Graduado em Ciências Contábeis (1995) e Especialista em Contabilidade e Controladoria (1997) pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Desenvolvimento Econômico (2002) pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia e Doutor em Administração de Empresas (2013) pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getúlio Vargas. É professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia - FACIC/UFU, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia - PPGCC/UFU, Membro do Núcleo de Contabilidade Pública e Tributária da FACIC/UFU, Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, e dedica-se a pesquisas sobre Contabilidade Pública, Contabilidade Tributária, Governança Tributária e Planejamento e Gestão Tributária.

Linhas de Pesquisa: 

Publicações em destaque

  1. Desenvolvimento Socioeconômico e Eficiência Tributária dos Municípios

    Autores: Michelle Aparecida Vieira, Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Jéssika do Vale Silva Lopes.

    O estudo investigou se e de que forma a eficiência tributária dos municípios mineiros varia em função do nível de desenvolvimento socioeconômico e da dependência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), partindo do pressuposto de que o desempenho tributário municipal pode ser afetado pela participação do FPM na receita total do município, o que implicaria na ineficiência tributária.

    Vieira, M. A., Ávila, L. A. C., & Lopes, J. V. S. (2020). Desenvolvimento socioeconômico e eficiência tributária: uma análise dos municípios de Minas Gerais. Revista Universo Contábil, 16 (3), 160-179.

  2. Finanças Públicas de Municípios

    O estudo objetivou verificar se as receitas dos municípios de Minas Gerais e seus indicadores socioeconômicos sofreram alterações significativas após a renúncia fiscal do IPI praticada pelo governo federal a partir de 2008. Os resultados evidenciam que os municípios de pequeno porte foram os que mais sofreram os efeitos negativos da redução do IPI sobre o FPM

    Vieira, M. A., Oliveira, D. A, & Ávila, L. A. C. (2021). Redução do IPI e os reflexos nas finanças públicas dos municípios de Minas Gerais. Gestão & Regionalidade, 37 (110), 215-231.

  3. Transparência Fiscal e Democracia dos Países

    Autores: Rodrigo Silva Diniz Leroy, Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Antônio Carlos Brunozi Júnior

    A Pesquisa busca avaliar a relação entre transparência fiscal e o grau de democracia dos países, e foi motivada pelo fato de que a transparência tributária tem sido um tema central nos debates internacionais sobre desenvolvimento, especialmente nos órgãos reguladores. No entanto, em relação à literatura acadêmica, identificou-se maior incidência de estudos sobre transparência em nível regional e local, em detrimento de investigações em nível transnacional.

    Leroy, R. S. D., Brunozi Júnior, A. C., & Ávila, L. A. C. (2021). Are more Transparent Countries also more Democratic?. Journal of Accounting, Management and Governance, 24 (1), 130-147.

  4. Governança Tributária

    O estudo teve como objetivo verificar a relação entre governança tributária e evasão fiscal, intentando compreender e provar que as práticas de governança tributária têm efeito sobre o nível de evasão fiscal. Os resultados confirmam que os países da amostra com práticas de governança tributária corporativa apresentaram níveis mais baixos de evasão fiscal.

    Carvalho, H. L. M., & Ávila, L. A. C. (2022). Tax Governance: A Study of Its Effects on Tax Evasion. BBR – Brazilian Business Review, 19, 454-474

  5. Transparência Fiscal

    Autores: Rodrigo Silva Diniz Leroy, Lucimar Antônio Cabral de Ávila, Alejandro Sáez-Martín, María Del Carmen Caba-Pérez

    O trabalho analisa o progresso científico da investigação sobre transparência fiscal dos governos nacionais nos últimos 20 anos. Foram exploradas as características inerentes e de conteúdo dos artigos, por meio de uma análise cienciométrica, e investigado o papel das externalidades no progresso geral e o impacto na pesquisa.

    Leroy, R. S. D., Sáez-Martín, A., Caba-Pérez, M. D. C., & Ávila, L. A. C. (2022). Scientific progress of fiscal transparency research at national governments level. Revista de contabilidad spanish aclcounting review., 25(2), 316-328.