Sirlei Lemes

por Viviane Silva Bittencourt
Publicado: 11/11/2019 - 15:01
Última modificação: 24/10/2022 - 09:02
Tipo do Docente: 
Permanente
Disponibilidade para Orientação: 
Sim
+55 34 3230-9496

É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestre em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996) e doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Fez especialização (Visiting Scholar) na University of Urbana Champaign (Illinois, USA) em 1999 e Estágio Sênior no Exterior na School of Business Administration da University of Dayton de Novembro 2014 a Novembro 2015. É professora voluntária e compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFU. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFU de fevereiro de 2013 a outubro de 2014. Foi co-editora da Chamada Especial de Estudos Qualitativos, Críticos e Interpretativos em Contabilidade (QCRIAS) da Revista Sociedade, Contabilidade e Gestão e membro da Câmara de Assessoramento das Ciências Aplicadas da FAPEMIG de 2018 a 2022. Tem experiência na área de consultoria hospitalar e adoção das Normas Contábeis Internacionais (IFRS). Coordenou pesquisas financiadas pelo CNPq e FAPEMIG nas áreas de adoção das IFRS, escolhas contábeis e desenvolvimento de metodologias de ensino em contabilidade internacional, nas modalidades PQ, Universal e Ciências Sociais Aplicadas. Coordena o Grupo de Pesquisa NECIF (Núcleo de Estudos em Contabilidade Internacional e Financeira) com pesquisas nas áreas de escolhas contábeis, comparabilidade, IFRS, corrupção, auditoria, qualidade dos relatórios contábeis e relato integrado. Publicou em 2006, pela Editora Atlas, atual Grupo GEN,o livro 'Contabilidade Internacional: adoção das IFRS 2005' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e Fabio Moraes da Costa, em 2010 o livro 'Contabilidade Internacional para Graduação' em co-autoria com Luiz Nelson G. Carvalho e em 2014 o livro 'Casos para Ensino em Contabilidade Societária', em co-autoria com Larissa C. Campos, Renata D. S. Alves e Neirilaine S. Almeida. Aprovou, em comissão, o projeto PET em Ciências Contábeis da UFU (Institucional) e foi tutora de 2011 a 2012. Foi bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, Categoria 2, do triênio 2014-2016, 2017-2019 e é bolsista do triênio 2020-2022.

 

Perfis em bases de referências

Linhas de Pesquisa: 

Publicações em destaque

  1. Caso para Ensino

    Este caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores,  tais  como  Teoria  da  Agência,  Teoria  Stewardship,  Teoria  dos  Stakeholders,  Teoria  dos  Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas. 

     

    Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A. Silva de Almeida, N. & Lemes, Sirlei. (2024). Manter ou vender? Uso de diferentes teorias para explicar comportamentos de tomada de decisão de investimento no Twitter e na Tesla. RMC - Revista Mineira de Contabilidade, ISSN 2446-9114, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, V. 25, nº. 1, art. 7, p. 96 - 105.

  2. Corrupção e Religiosidade

    O objetivo da pesquisa foi identificar a associação da religiosidade com a corrupção, mediada pela qualidade da contabilidade. Evidências apontaram que maior religiosidade está associada a menor qualidade da contabilidade e que, em conjunto, associam-se com maior corrupção. O estudo demonstra que o efeito combinado da religiosidade com a qualidade da contabilidade no combate à corrupção não se apresentou eficiente.

    Santos, S. M. dos, & Lemes, S. (2022) Corruption and religiosity: a cross-country analysis mediated by accounting quality. Revista Contabilidade & Finanças, 33, 1-16,

  3. Comparabilidade e Acurácia das Estimativas de Analistas

    Autores: Sirlei Lemes, Donizete Reina, Diane Rossi Maximiano Reina, Luiz Nelson Guedes de Carvalho

    O objetivo foi investigar o impacto da comparabilidade dos relatórios financeiros na acurácia da estimativa de consenso dos analistas de investimento no mercado brasileiro após a adoção das IFRS. Os resultados indicaram uma associação significativa entre o aumento da comparabilidade dos relatórios financeiros no Brasil e um aumento na precisão das estimativas de consenso dos analistas com a adoção do IFRS.

    Reina, D. R. M., Carvalho, L. N. G., Reina, D., & Lemes, S. (2022). Adoção das IFRS no Brasil: Uma Análise da Comparabilidade dos Relatórios Financeiros e da Acurácia das Estimativas de Consenso dos Analistas. Contabilidade. Vista & Revista, 33(1), 41-65.

  4. Escolhas Contábeis

    Pinto, A. F., & Lemes, S. (2021). Associação entre as Empresas de Auditoria Independente e as Escolhas Contábeis de Companhias Brasileiras Listadas. Contabilidade Vista & Revista, 32(2), 8-37.

  5. Escolhas Contábeis

    O objetivo do estudo foi examinar a associação entre características observáveis do CFO e as escolhas contábeis. Os resultados indicaram que as características observáveis explicam parcialmente suas escolhas contábeis

    Almeida, N. S., & Lemes, S. (2020). Determinants of accounting choice: do CFOs characteristics matter? Management Research Review , 43(2), 185-203.

  6. Informação Contábil e Racionalidade Limitada

    Autores: Sirlei Lemes, Bruno Figlioli, Fabiano Guasti Lima

    O estudo aponta as complexidades inerentes à distorção da avaliação das ações e como a contabilidade é precificada. Os resultados indicaram que o mercado acionário tende a não refletir informações contábeis de difícil avaliação. Os resultados também evidenciaram que a adoção das IFRS no Brasil aumentou a relevância das informações ao reduzir a complexidade na avaliação das ações.

    Figlioli, B. , Lemes, S., & Lima, F. G. (2020). In search for good news: The relationship between accounting information, bounded rationality and hard-to-value stocks. Emerging Markets Review , 44, 100719

  7. Corrupção e Ambiente Contábil

    O objetivo da pesquisa foi identificar como o ambiente contábil afeta o grau de corrupção percebida dos países pertencentes ao grupo do G20. A pesquisa foi desenvolvida por meio da análise de dados em painel com 19 países pertencentes ao G20 e listados no Índice de Corrupção Percebida (ICP) nos períodos de 2006 a 2015. Verificou-se que além das forças institucionais políticas e econômicas, o ambiente contábil, representado pela extensão do disclosure, também influencia o grau de corrupção percebida dos países.

    Botinha, R. A.; & Lemes, S. (2019) Corrupção Percebida: Uma Análise da Associação com o Ambiente Contábil dos Países do G20. Advances In Scientific And Applied Accounting, 12, 120-139.

  8. Value relevance

    Autores: Simone Miranda dos Santos, Sirlei Lemes, Flávio Luiz de Moraes Barboza

    Santos, S. M., Lemes, S., & Barboza, F. (2019). O Value Relevance é relevante?. Revista de Contabilidade e Organizações, 13.

  9. Comparabilidade e Escolhas Contábeis

    Autores: Sirlei Lemes, Luciana de Almeida Araújo Santos

    O objetivo do estudo foi determinar se setores com lucro e patrimônio líquido mais comparáveis fizeram também escolhas contábeis comparáveis na adoção das IFRS em 2010 no Brasil. Os resultados indicaram que a adoção das IFRS não aumentou a comparabilidade das companhias brasileiras, nem fizeram a comparabilidade dos números resultar em menor dispersão das práticas adotadas, indicando que a despeito dos avanços na convergência das normas, problemas substanciais de comparabilidade permanecem, mesmo dentro do mesmo país.

    Lemes, S; & Santos, L. A. A. (2019) Do comparable accounting choices produce comparable net profit and equity? Integrating the Gray's and Herfindahl H indices in measuring the comparability of Brazilian companies. International Journal of Accounting, Auditing and Performance Evaluation, 15, 334.

  10. Comparabilidade e Escolhas Contábeis

    Autores: Sirlei Lemes, Patrícia de Souza Costa, Vinícius Aversari Martins

    O estudo teve por objetivo identificar os setores com práticas contábeis similares no reconhecimento do imobilizado, a partir da comparabilidade das escolhas contábeis de 63 companhias brasileiras e 63 companhias estrangeiras, após a adoção das IFRS. Os resultados apontaram um alto ou moderado índice de comparabilidade para as sete práticas investigadas nas companhias listadas em cada bolsa de valores e entre todas as companhias das duas bolsas.

    Lemes, S., Costa, P. S., & Martins, V. A. (2018) Comparabilidade das Escolhas Contábeis na Mensuração do Imobilizado de Empresas Listadas na BM&FBOVESPA e na NYSE. Contabilidade, Gestão e Governança, 21, 231-249.