Publicações por docente

Guilherme de Freitas Borges

  1. Avaliação de Empresas

    Oliveira, D. B., Borges, G. F., Cunha, M. F., & Queiroz, L. M. (2017). PETROBRAS: um caso sobre o valuation para a decisão de investimentos em ações. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, 7(3), 397-413.

Alexandre Pedroza Francisco

  1. Caso para Ensino

    Este caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores,  tais  como  Teoria  da  Agência,  Teoria  Stewardship,  Teoria  dos  Stakeholders,  Teoria  dos  Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas. 

     

    Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A. Silva de Almeida, N. & Lemes, Sirlei. (2024). Manter ou vender? Uso de diferentes teorias para explicar comportamentos de tomada de decisão de investimento no Twitter e na Tesla. RMC - Revista Mineira de Contabilidade, ISSN 2446-9114, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, V. 25, nº. 1, art. 7, p. 96 - 105.

Aline Fernandes Pinto

  1. Escolhas Contábeis

    Pinto, A. F., & Lemes, S. (2021). Associação entre as Empresas de Auditoria Independente e as Escolhas Contábeis de Companhias Brasileiras Listadas. Contabilidade Vista & Revista, 32(2), 8-37.

Ana Claudia Santo Lima

  1. Caso para Ensino

    Este caso de ensino relaciona os pressupostos de diferentes teorias com a tomada de decisão de investidores,  tais  como  Teoria  da  Agência,  Teoria  Stewardship,  Teoria  dos  Stakeholders,  Teoria  dos  Contratos e Teoria do Mercado Eficiente. Assim, foi criado um personagem fictício, Sr. Kusum, que se torna acionista das empresas Tesla Motors Inc. e Twitter. O caso permite que alunos de graduação e pós-graduação discutam acerca de diversas teorias que explicam o comportamento dos agentes de mercado por meio de uma situação semelhante à realidade, proporciona também a expansão da visão dos alunos para um melhor entendimento dos pressupostos das teorias estudadas. 

     

    Santo Lima, A. C., Pedroza Francisco, A. Silva de Almeida, N. & Lemes, Sirlei. (2024). Manter ou vender? Uso de diferentes teorias para explicar comportamentos de tomada de decisão de investimento no Twitter e na Tesla. RMC - Revista Mineira de Contabilidade, ISSN 2446-9114, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, Belo Horizonte, V. 25, nº. 1, art. 7, p. 96 - 105.

Anderson Martins Cardoso

  1. Gestão Estratégica de Custos na Agroindústria

    Cardoso, A. M., Fehr, L. C. F. A., Gonzaga, R. P., & Duarte, S. L. (2020). Open-book accounting no relacionamento entre comprador e fornecedor no setor agroindustrial. Revista Contemporânea de Contabilidade, 17 (44). 33-53.

  2. Open-book accounting

    Cardoso, A. M., Fehr, L.C.F. de A., Duarte, S.L., & Gonzaga, R.P. (2019). Open-book accounting no relacionamento entre comprador e fornecedor no setor agroindustrial. Revista Contemporânea de Contabilidade, 17(44), 33-53.

Bruno Barbosa de Souza

  1. Casos para Ensino

    Autores: Gilberto José Miranda, Bruno Barbosa de Souza, Silvia Pereira de Castro Casa Nova

    O presente estudo foca na utilização de casos para ensino para facilitar o aprendizado de conceitos de contabilidade pelos estudantes. O objetivo foi analisar o caso para ensino Open Safari visando o aprendizado de conceitos contábeis utilizando como base os elementos estruturais de um caso e os pressupostos da Teoria da Atividade de Estudo (TAE). Concluiu-se que a utilização de casos para ensino alinhada às bases da TAE tem o potencial de promover aprendizado, desde que estejam estruturados a partir de tarefas de estudo, além de conter elementos como: informações problematizadoras, contexto tanto próximo quanto possível da realidade do estudante e elementos motivacionais e emocionais. Os resultados indicam direcionamentos tanto para elaboração quanto para a avaliação de casos para ensino, podendo contribuir com docentes ao demonstrar como a TAE pode ser utilizada para operacionalizar o ensino e promover oportunidades de aprendizagem de conceitos contábeis utilizando casos para ensino.

    Souza, B. B. de, Miranda, G. J., & Nova, S. P. D. C. C. (2023). Desenvolvimento de Conceitos Contábeis à luz da Teoria da Atividade de Estudo por meio do Caso para Ensino Open Safari. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 18(3), 74-94

Claudia Olimpia Neves Mamede Maestri

  1. Geração de energia elétrica

    Maestri, C. O. N. M., & Andrade, M. E. M. C. (2022). Priorities for tariff compensation of distributed electricity generation in Brazil. Utilities Policy, 76, 101374.

Daniella Andrade Arantes

  1. Exame de Suficiência

    Arantes, D. A. & Silva, D. M. (2020). Análise do nível cognitivo do exame de suficiência contábil na perspectiva da taxonomia de Bloom. Contabilidade Vista & Revista, 31(2), 221-244.

Denise Mendes da Silva

  1. Escolhas Contábeis e IFRS

    Autores: Denise Mendes da Silva, Vinícius Aversari Martins, Luiz Paulo Lopes Fávero

    Silva, D. M., Martins, V. A., & Fávero, L. P. L. (2022). Accounting choices, corporate characteristics and adoption of IFRS in two phases. Contabilidade Vista & Revista, 33(1), 1-40.